Como criar seu blog

Não é tão difícil quanto pode parecer (Fotos: Divulgação/Pixabay)

Não é tão difícil quanto pode parecer (Fotos: Divulgação/Pixabay)

Acredito que uma grande dificuldade encontrada por quem está começando é justamente como criar o blog, colocar no ar e deixar tudo pronto. Em um primeiro momento parece algo muito técnico, que precisa ser especialista e trabalhar com TI. Mas a verdade é que isso não é necessário. Nesse texto vou te mostrar como é bem mais simples você mesmo criar seu blog.

Escolha o assunto do seu blog

Esse é o primeiro passo, já que para dar sequência com a parte mais técnica, é necessário já saber do que pretende falar para também escolher o nome e montar as páginas com base nisso.

E junto a isso tem a escolha do nome, que será sua marca durante a sua jornada empreendedora. Você pode colocar um nome, como eu coloquei aqui Mudança de Planos, ou ser seu próprio nome. Nos dois casos há vantagens e desvantagens. E depende também do assunto que você vai falar.
Mas antes de bater o martelo, confira se o domínio está disponível. Vou explicar melhor agora.

Comprando seu domínio

comprando seu domínio
Para ter certeza se o nome escolhido pode ser usado, acesse o site registro.br e veja se talvez o domínio não está sendo utilizado. Caso não esteja, ótimo, então você já pode registrar. Lembrando que esse site só permite o registro de domínios .com.br.

Então você faz o registro e compra seu domínio, que será www.nomedosite.com.br. Assim você dá um passo importante e garante que outras pessoas também não vão utilizar o mesmo endereço. O procedimento é bem simples e intuitivo. O valor para fazer esse registro é de R$ 40 por ano.

Escolha a hospedagem

A hospedagem é basicamente o que colocará seu blog no ar, com todas as páginas e funções que ele precisa. É como se você estivesse comprando um “espaço” na nuvem para deixar seu blog no ar. Para isso, eu indico a Hostgator, que é a que eu utilizo e nunca tive problemas. Clique aqui se quiser contratar a hospedagem da hostgator. Os valores também são bem acessíveis. Você pode começar com o plano mais básico, que no momento em que escrevi esse texto estava por R$ 134,32. Lembrando que esse valor é anual.

Mas caso você não tenha como investir, é possível criar um blog sem contratar um servidor, usando funcionalidades de plataformas como wordpress, wix ou blogger. Mas você vai ter algumas desvantagens consideráveis com isso.

Optando por não ter servidor, seu blog seria algo do tipo: www.nomedosite.wordpress.com. Assim você não teria sua marca logo de início. Outra desvantagem é que você não é dono do seu blog. Ou seja, ele está hospedado no servidor de alguém. Em um belo dia você pode acordar e não ter mais o blog.

E um dos pontos principais na minha opinião é que com um endereço como esse, em um blog gratuito, você passa uma imagem pouco profissional. Claro que devemos começar com o que temos, sempre defendo isso. Mas o custo anual é bem acessível e é ótimo já começar com uma imagem mais profissional. Afinal, se você está indo para esse caminho, esse blog vai ser parte do seu trabalho. E assim, você vai querer passar uma boa imagem, certo?

Importante ressaltar que indico também que você utilize a plataforma wordpress. Com interface mais simples e estilo mais profissional, além de ser mais fácil de ser encontrado por quem pesquisa no google, é a melhor e mais profissional plataforma.

No caso do wordpress, há duas opções: o wordpress.com e o wordpress.org.

O wordpress.com é um serviço de hospedagem onde qualquer usuário pode criar seu blog e começar a publicar conteúdo sem pagar nada. Nesse caso, um leque de temas e funções já está incluído. Mas basicamente é isso. E para utilizar a versão gratuita, seu blog ficará com o endereço: nomedoblog.wordpress.com. Até é possível utilizar um domínio próprio, mas depende da contratação do serviço. Não tem como instalar plugins, ou seja, novas funcionalidades e recursos, nesse caso.

Já o wordpress.org é onde você terá todas as ferramentas necessárias para criar seu blog com cara mais profissional. Ele é gratuito, mas você precisará de um servidor para instalar, como o hostgator. Você tem com ele total controle para personalizar, instalar novos temas e o que for necessário. E aqui seu blog será .com.br e ficará com uma cara bem mais profissional, o que já dá credibilidade logo de cara.

Então o ideal é optar pelo wordpress.org.

Como fazer o blog

blog

Há três opções para você nesse sentido. Uma é fazer tudo por conta própria, pesquisando, errando e acertando. Isso pode demorar bastante tempo e se você não tem muito conhecimento da plataforma, pode dar muitas dores de cabeça.

Uma segunda alternativa é pagar para alguém fazer todo o trabalho para você. O que pode ter um valor um pouco mais alto, mas assim você não vai se incomodar com nada nesse sentido. Nesse caso, indico a Mariana Camargo, que foi quem me ajudou a construir esse blog. O site dela é www.mundodama.com.br.

A terceira opção é comprar um tema pronto, onde você terá muito menos trabalho. Nesse caso, o que você precisará fazer é ir escolhendo as opções para deixar o seu blog com a sua cara, da forma que ache mais interessante. É dar o seu toque especial. Nesse caso, o que eu recomendo é o Vênus WP, um tema pronto feito também pela Mariana Camargo. Eu utilizei para outro blog que tenho e achei ótimo. É fácil de criar e ajustar e caso você tenha qualquer dúvida, é só falar com a Mariana. Você pode adquirir esse tema clicando aqui.

Caso você adquira a hospedagem da hostgator ou o tema Vênus WP, eu ganho uma comissão que ajuda a manter o Mudança de Planos no ar com seus conteúdos. Mas só indico porque utilizei e sei que são produtos de qualidade. Caso prefira fazer de outra forma, a decisão é sua.

Espero ter deixado mais claro como que é possível você colocar seu site no ar, tecnicamente falando. Se ficou com alguma dúvida, é só deixar um comentário ou me enviar um e-mail que eu te ajudo! Coloque a mão na massa para tirar a ideia do seu site do papel!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

college application essay writing services research proposal writing service help i didn do my homework how i can write report essay on the help