Comece a empreender sem largar seu emprego

Não precisa largar tudo para empreender (Fotos: Divulgação/Pixabay)

Não precisa largar tudo para empreender (Fotos: Divulgação/Pixabay)

 

Se você está pensando em empreender, trabalhar em casa e ter mais liberdade e qualidade de vida, minha dica é: não largue seu emprego. Isso pode parecer um pouco estranho, mas é o que eu quero explicar nesse texto para que você entenda meu ponto de vista. Vamos aos fatos para você entender melhor.

Obs: Claro que é possível começar empreendendo em tempo integral, mas acho que para a maioria das pessoas não é viável. E nesse texto explico isso também.


O primeiro passo

Então você percebeu que não está feliz em seu trabalho, na sua atual condição, e que quer mudar os planos. Trabalhar pela internet parece uma boa ideia, você fica encantado com a possibilidade e busca saber mais. Ótimo. Saiba que essa decisão é muito acertada.

Afinal, se não estamos felizes, porque continuarmos na mesma situação? E então você começa primeiramente a pesquisar sobre possibilidades, assiste vídeos, lê textos sobre o assunto (como esse!). E então você pensa: legal, quero fazer isso.

Qual o próximo passo? Talvez você pense que é pedir demissão de seu trabalho. Se você pensa assim, preste bem atenção no que vou falar nesse texto. Caso você não pense, ótimo, mas o conteúdo também pode ser útil.
Vamos lá.

 

Não peça demissão!

Um dos primeiros pensamentos de quem está infeliz no trabalho é pedir demissão. Eu entendo e já pensei nisso quando decidi mudar. Mas isso pode ser bem desagradável pelo caminho. E as suas contas? E seu dia a dia depois que pedir demissão? Sua família depende da sua renda? Esses são pontos que não podem ser esquecidos na hora de pensar na mudança.

O primeiro passo, então, é pesquisar e planejar. Pesquise com calma sobre o que você realmente quer fazer, como viabilizar, se vai ser necessário investir algum valor e quais conhecimentos você precisa para isso. Caso fique muito confuso, uma consultoria pode te ajudar a clarear as ideias.
A insatisfação no trabalho atual pode gerar aquela ansiedade de que tudo se resolva no menor tempo possível. Mas acredite: não é tão simples assim.

 

Depois de planejar, execute

Depois de planejar com calma o que você realmente quer fazer, é hora de colocar os planos em ação. Vamos pegar o exemplo que você quer trabalhar com a área de alimentação saudável. Sua ideia é criar um blog, um canal no youtube e ensinar para as pessoas quais alimentos fazem bem ou mal para a saúde. Independente do assunto, esse seria um bom começo.

O que fazer então? Comece seu blog, seu canal no youtube ou o que decidiu, mas sem abandonar o trabalho.
Assim você não vai enfrentar dificuldades financeiras, o que é sempre positivo. A ideia de largar tudo parece bonita na teoria. Mas, na prática, já pensou como se sustentar?

O que você pode estar pensando nesse momento é que não terá tempo para isso, já que trabalha. Vou te ajudar a desmistificar essa ideia e conseguir dar atenção ao seu projeto.

 

Como ter tempo para empreender

Como ter tempo para empreender

Realmente não vai sobrar muito tempo se você trabalha oito ou mais horas por dia, perde tempo com deslocamento ou até quem sabe vá para a aula. Mas sinto te dizer agora que será necessário um pouco de esforço e dedicação caso você realmente queira trabalhar com algo que tenha propósito e te proporcione liberdade e qualidade de vida.

Você tem a opção de virar freelancer, como eu fiz. A vantagem é que conseguirá ter mais tempo para se dedicar ao seu projeto. Ou você pode continuar no seu trabalho e se dedicar ao projeto nas horas vagas, noites ou finais de semana. É necessário ter um pouco de sacrifício e não tem jeito. Aquele churrasco semanal com os amigos ou ir para festas são alguns exemplos de atividades que quem sabe você precise diminuir o ritmo.

Mas saiba que uma hora por dia, por exemplo, já é o suficiente para começar. Então não precisa trabalhar em três turnos (dois no trabalho e um no seu projeto) inicialmente. Claro que assim seus resultados podem aparecer antes, mas não é regra.

E, claro, os finais de semana são bons momentos para isso. Tirar algumas horinhas do sábado e do domingo vão ajudar muito e não vão te deixar sem vida social.

Pense o seguinte: ao mesmo tempo em que está investindo no seu futuro, trabalhando em seu projeto, você está garantindo sua vida no presente, com seu trabalho e pagando suas contas. Isso gera um equilíbrio maior e assim você vai ter menos tempo, mas vai se estressar menos. Acredito que essa seja a melhor combinação.
Aos poucos, trabalhando sempre, os resultados vão começar a aparecer. Pode ter certeza!

 

Mas você também pode largar tudo se quiser

Mas claro que também é possível largar tudo e se jogar de cabeça no empreendedorismo. Só que para isso você vai precisar de algumas coisas a mais.

1- Você pode ter o apoio dos seus pais ou de seu marido ou esposa, financeiramente falando. Ou seja, vai se dedicar 100% do tempo ao projeto sem precisar se preocupar com as contas, combinando que seus pais ou marido ou esposa assumam as contas por um tempo. Essa é uma boa ideia, claro. Mas é bem difícil mensurar o tempo que você terá retorno. Pode demorar muito mais (ou muito menos) do que você imagina.

2- A segunda opção é se organizar e guardar dinheiro por um bom tempo antes de sair do seu trabalho. Essa também é uma boa ideia. Mas você vai precisar de muuuita organização, controlar muito os gastos, cortar todos os excessos por um bom tempo e guardar o máximo que conseguir. O ideal é guardar o suficiente para se sustentar por pelo menos um ano.
Acho essa ideia boa, mas ao mesmo tempo é mais demorada e você deixa de aproveitar o tempo que está guardando o dinheiro para se dedicar ao seu projeto. Mas, de qualquer forma, é uma ideia válida. Se você conseguir, vá em frente!

O que eu sugiro é que você empreenda enquanto ainda está no seu emprego. Dedique algum tempo por dia e os finais de semana. Assim você também vai percebendo se isso é o que realmente quer e se escolheu a área certa. Por experiência própria, ter dificuldades financeiras não é bom e só vai te deixar desmotivado. Por isso, empreender enquanto ainda está trabalhando é uma ideia interessante para evitar esse que é sempre um dos maiores medos das pessoas. E pode ser o seu.

Entendeu porque acho melhor empreender enquanto você ainda está no seu emprego? Assim você tem uma preocupação a menos, que é a financeira. Claro que terá menos tempo, mas se estiver realmente com vontade de sair do seu trabalho e conseguir um projeto rentável, com certeza vai conseguir organizar seus horários e ter tempo para cuidar do seu futuro.

 

E se precisar de alguma ajuda para saber o que fazer, como fazer e quais passos precisa dar, é só entrar em contato. Envie um e-mail para contato@mudancadeplanos.com.br. Se quiser, podemos marcar uma consultoria para eu te ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

argumentative essays for sale buy essays research paper write dissertation who can do my tesol assignment essays written for you