O que é um afiliado?

Entenda agora o que faz um afiliado (Foto: Divulgação/Pixabay)

Entenda agora o que faz um afiliado (Foto: Divulgação/Pixabay)

Uma das portas de entrada mais fáceis para quem está começando ou quer começar a trabalhar pela internet é ser um afiliado. É uma forma de trabalho que pode ser muito rentável inicialmente e uma oportunidade para quem quer testar se o trabalho online realmente pode dar certo.

Mas você sabe o que é um afiliado e como funciona esse trabalho? Nesse texto vou tirar todas as dúvidas sobre o assunto. Então fique comigo para aprender um pouco sobre essa área e, quem sabe, virar um afiliado ao final do texto.


O que é um afiliado?

Basicamente, é quem indica produtos ou serviços para seu público e ganha uma comissão para isso. Pode parecer algo recente, mas é uma prática bem antiga. Em um supermercado, para vender um quilo de arroz, a rede de supermercados trabalha como afiliada da marca e fica com uma comissão em cima da venda. O que prova que a prática é bem antiga.

Pensando no mundo online, se você indicar um curso de emagrecimento para uma pessoa e ela comprar pelo link, automaticamente você é comissionado. E não são comissões pequenas, de no máximo 5%. Em alguns casos pode ultrapassar os 50%.


Como funciona exatamente?

marketing

Veja essa foto acima. Esse é um produto que eu sou afiliado pela plataforma hotmart. Perceba que depois do go.hotmart.com/ há um código. No meu caso é B2618189D. Caso você que está lendo esse texto se torne um afiliado do mesmo produto, seu código será diferente. Esse é o chamado hotlink, que nada mais é do que o seu link exclusivo de divulgação.

Então se você divulgar esse link, uma pessoa clicar e comprar o produto que está sendo oferecido, você ganha comissão. Nesse caso do exemplo, a comissão era de 20%.


Quais as vantagens?

Vejo muitas vantagens nessa forma de trabalho. A primeira delas é que não há porta de entrada. Ou seja, basta se inscrever nas plataformas que contam com produtos digitais e afiliados, a hotmart e a eduzz são as principais e mais utilizadas, e escolher o que vai divulgar. Não é necessário ter blog, canal no youtube nem nada disso. E não há nenhum custo para isso.

Mas claro que se seu objetivo é crescer como afiliado, ter autoridade e credibilidade na área, conteúdos e firmar seu nome no mercado, ter um blog é quase obrigatório.

Outra vantagem enorme é que você não precisa ter um produto seu para iniciar. Vejo muita gente que fica paralisada, pois acha que não tem nenhum conhecimento, não quer escrever um ebook ou não gosta de fazer vídeos, por exemplo, e acha que por esses motivos não tem como trabalhar online. Nesse caso, você pode escolher sua área de atuação, o chamado nicho de mercado, e divulgar um produto dessa área que não precisa ser seu. Então essa barreira já foi quebrada.

 

Desvantagens

Eu vejo algumas desvantagens em ser afiliado. Especialmente se você estiver pensando em médio e longo prazo. A primeira delas é que você estará trabalhando com produtos que não são seus, o que assim como é vantajoso no início, é necessário ter atenção. O criador do produto pode focar em outro, desistir do que você é afiliado ou até excluir da plataforma. E você vai perder com isso. O ideal é sempre manter um relacionamento com os produtores dos produtos dos quais você é afiliado para não ter nenhuma surpresa. Mas como você não é dono do produto que está divulgando, tem esse risco.

E a maior desvantagem que eu vejo a longo prazo é que um afiliado, além de ter menos controle e segurança, está construindo sua base de credibilidade em cima de outros produtos e não dos seus. Caso se dedique a ser produtor, você estará construindo o seu produto e a sua marca, o que é muito importante e vai fazer uma diferença enorme no futuro. Com isso, você vai poder fazer preços promocionais quando quiser, colocar mais conteúdo e assim aumentar o valor de venda se achar necessário, excluir e criar um produto melhor, com planejamento e sem sustos. Você é dono do que está vendendo e divulgando, o que a médio e longo prazo vai te gerar muito mais credibilidade e confiança para o seu trabalho.

É mais ou menos como criar seu negócio com base no Facebook, por exemplo, em vez de ter seu próprio blog. Quando mudarem as regras da rede social ou acontecer qualquer coisa diferente, seu negócio sai perdendo. É uma comparação parecida com ser afiliado e produtor.

 

Concluindo

Ser afiliado vale a pena sim, mas não recomendo que você faça somente isso pelo resto da vida caso queira trabalhar 100% do tempo pela internet. É a melhor porta de entrada, claro, e uma forma de você ver e comprovar que realmente pode dar certo vender produtos online e trabalhar pela internet.

Acredito que ficou claro como funciona o trabalho de um afiliado. Caso você queira testar e pesquisar mais sobre produtos para divulgar, basta se cadastrar nas plataformas hotmart e eduzz e hoje mesmo você já consegue ver alguns produtos. Eu tenho a Oficina Mudança de Planos na hotmart, caso você queira conhecer ou ser meu afiliado. Clique aqui e conheça um pouco mais.

E se ficou com alguma dúvida, é só comentar aqui embaixo ou me enviar um e-mail que eu te ajudo!

 
Se você precisa de alguma ajuda para saber o que fazer, como fazer e quais passos dar, é só entrar em contato. Envie um e-mail para contato@mudancadeplanos.com.br. Se quiser, podemos marcar uma consultoria para eu te ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

my assignment help contact what website will write a paper for you best freelance writers websites pay for assignments online letter writing help