Minha rotina de trabalho no home office

IMG_4675

Meu home office (Foto: Arquivo pessoal)

Uma dúvida que algumas pessoas tinham e sugeriram pela newsletter para eu falar mais é exatamente sobre a minha rotina no home office. Se você não assina a news ainda, clique aqui e se inscreva.
E é sobre isso que vou falar um pouco nesse texto.

Moro sozinho desde março e tenho uma rotina que é dividida entre trabalhar, cuidar da casa e cuidar de mim, o que torna os dias no geral bem corridos. Normalmente de manhã eu deixo para escrever e fazer trabalhos que exigem mais criatividade, uma parte da tarde, quando é necessário, eu continuo com essa tarefa e depois deixo para resolver questões que não exigem tanto da minha cabeça como responder e-mails, procurar fotos para os textos que faço ou procurar outros freelas.

Sim, quem é freelancer precisa sempre procurar novos clientes. Durante o dia quando o trabalho não está rendendo eu sempre faço algumas pausas e procuro deixar pelo menos uma tarde da semana, ou o sábado, para limpar o apartamento e deixar tudo em ordem. De noite eu assisto hangouts, vejo vídeos sobre empreendedorismo, planejo e escrevo conteúdos para o site (como esse que você está lendo) e descanso. Tudo depende do dia. Também eventualmente faço reuniões por Skype com os clientes quando é necessário.

Falando em freelancer, vou preparar um conteúdo sobre o assunto. Ainda não sei se um texto, podcast ou vídeo, mas vou fazer algo nesse sentido, já que essa é uma possibilidade para quem quer trabalhar em casa. Não é a que eu indico, mas é uma opção.

entrepreneur-593378

Fotos: Pixabay/Divulgação

Meu cotidiano não tem muitos segredos. Então baseado no que eu percebo, vou te dar algumas dicas para você que quer trabalhar em casa entender como é ou para você que já trabalha em home office melhorar sua rotina de trabalho.

Lembrando que eu já fiz um texto sobre o assunto com as vantagens. Clique aqui para ler.

Mas nesse vou focar em dicas para o trabalho render mais e para quem tem esse desejo entender como funciona.
Vou aproveitar minha experiência e falar um pouco disso, da minha rotina, ao mesmo tempo em que te ajudo a também ter essa experiência. Vamos lá!


Não é fácil….

laptop-1571702

Trabalhar de noite pode ser necessário algumas vezes

Começo falando de algo não tão animador, mas gosto sempre de falar a verdade e deixar tudo de forma clara. Não é fácil trabalhar em casa e esse é um fato. São vários fatores como distrações, a falta de uma cobrança para quem é acostumado com isso e os prazos para os trabalhos freelancers que algumas vezes são bem apertados.

E depois de um dia que pode ser bem intenso de trabalho, ainda começa o terceiro turno de noite no meu caso e no da maioria das pessoas que querem construir um projeto, um negócio digital. É necessário muito controle emocional ao mesmo tempo que não dá para viver trabalhando. Você precisa fazer algumas pausas, tirar alguns momentos de folga e cuidar da sua saúde.

 

…. mas vale a pena

Foto1501

Ver a chuva da janela, sem precisar sair, é ótimo (Foto: Arquivo pessoal)

Ao mesmo tempo em que não é fácil, é muito bom. Posso fazer meu horário, parar quando tenho vontade, tomar um banho no meio do dia, descansar quando o trabalho não está rendendo e olhar pela janela naqueles dias bem chuvosos, sabendo que não vou molhar os pés nas poças da rua. E nos dias frios que fazem aqui, passo muito menos frio. É tão bom que não consigo me imaginar mais saindo de casa para trabalhar. Só se for em uma emergência, eu ficar sem dinheiro e for extremamente necessário. Caso contrário, não tenho esse desejo.

E para quem prefere trabalhar no horário que tem melhor rendimento, tem a opção de escolher. Trabalhar de madrugada e dormir de dia, por exemplo, é algo totalmente possível para quem prefere essa opção.

Nem todas as pessoas gostam, é importante ressaltar. Conheço pessoas que preferem trabalhar em uma empresa, com colegas e horários. E tudo bem. O importante é estar se sentindo feliz. Como você está lendo esse texto, acredito que não seja o seu caso.

 

Você precisa trabalhar bastante da mesma forma

office-1078869

É importante falar isso, porque algumas pessoas tem a impressão de que trabalhar em casa é sinônimo de trabalhar menos. E isso não é verdade. Claro que por não precisar pegar trânsito e você se sentir mais produtivo trabalhando em casa, seu rendimento pode ser melhor. E com isso dá a impressão de que está trabalhando menos. Mas a intensidade do trabalho pode ser muito maior e em alguns dias será necessário trabalhar muito mais horas do que em um emprego tradicional das 8h às 18h. Mas como eu disse antes, tem as suas vantagens e por isso é tão interessante.


Algumas dicas e aprendizados

Para te ajudar ainda mais a ter um bom trabalho no seu home office, e para você que quer trabalhar em casa e não sabe exatamente os problemas que vai enfrentar, separei algumas dicas para te ajudar nisso. São dicas diferentes do outro texto que fiz. E nesse caso são situações que eu percebi que me ajudam a ser mais produtivo. Então vamos com as dicas.

 

Faça o que exige criatividade nos horários que está mais disposto

laptop-837206
Isso te ajuda a trabalhar melhor. Meu rendimento é melhor de manhã e também fico mais disposto. E com isso aproveito ao máximo a manhã para fazer os trabalhos que exigem mais criatividade. Se sua cabeça funciona melhor de noite e você já passou algumas madrugadas acordado estudando, experimente trabalhar de noite que pode ser a melhor escolha. O home office proporciona essa opção e assim você vai gostar ainda mais de trabalhar em casa.


Com o tempo você vai ignorar o que as pessoas pensam

Essa dica eu aprendi com o tempo. Ainda hoje em alguns momentos me sinto incomodado, mas bem menos. Infelizmente algumas pessoas ainda pensam que quem trabalha em casa não faz nada, tem uma vida ótima e é sustentado pelos pais. Mas nós sabemos que nos bastidores não é nada disso. É muito trabalho e dedicação. No começo você vai ouvir bastante isso e vai sofrer com muito preconceito.

Seus pais e sua família podem não entender o que você está fazendo, te oferecer trabalhos achando que você quer e precisa ou até pensar que o que você faz pela internet não é honesto. Isso em alguns momentos irrita bastante. Sei como é. Mas com o tempo você aprende a ignorar um pouco mais.
A notícia boa é que aos poucos isso está mudando.


É necessário sair um pouco de casa para pegar um ar

Um dos possíveis problemas do home office é ter muito trabalho ou gostar tanto de ficar em casa e acabar nunca saindo. Assim você não pratica exercícios físicos, não tem interação com outras pessoas, não pega um ar mais puro, não pega um sol. É muito importante não deixar de dar atenção a você mesmo. Tire um tempo por dia ou alguns dias da semana para sair, fazer um exercício e não fique o tempo todo em casa. Claro que nos dias chuvosos a melhor opção é não sair. Mas em dias ensolarados é uma ótima ideia.


Cuidado com a solidão

Esse é outro ponto que você deve ter cuidado. Ficar muito tempo dentro de casa vai te dar uma sensação de solidão. Claro que é bom ficar sozinho. Eu preciso de silêncio para trabalhar e render no que eu estou fazendo. Mas claro que tudo em excesso é ruim. E de vez em quando bate uma sensação de solidão. Por mais que tenha o WhatsApp ou o Facebook para conversar com os amigos, o olho no olho, as conversas reais, aquele papo bom e ganhar um abraço real não substitui o virtual. Então é importante cuidar para não se sentir muito sozinho e se tornar até uma pessoa antissocial.


Conclusão: depois que você experimentar, não quer mais trocar por nada

Eu não consigo mais me imaginar trabalhando em uma empresa, com horários fixos, um chefe chato e ter que em alguns dias socializar com as pessoas por obrigação. Claro que se um dia for necessário, dependendo da situação, pode ser que precise aceitar um emprego. Mas trabalho todos os dias, inclusive aqui no blog, para que isso não seja mais necessário nem para mim e nem para você.

É necessário sim ser regrado, cuidar com as distrações e não ficar perdendo tempo com besteiras na internet. Assim como é preciso resistir a tentação de ficar deitado, já que a cama está perto, e não levantar nos dias mais frios.

Mas mesmo assim eu indico para você experimentar ou continuar, caso já esteja em home office. Sei que nem todos vão se acostumar e nem todos querem trabalhar em casa. E tudo bem. Mas para quem tem esse desejo, minha dica é para você se esforçar muito para isso e experimentar, que será tão bom que você não vai mais querer trabalhar em uma empresa.

Algumas vezes podemos nos acostumar e não refletirmos sobre o quanto é bom trabalhar em casa. Mas pense todo dia as vantagens e desvantagens. Eu fiz uma lista para guardar com as vantagens e desvantagens de trabalhar em casa. E tem muito mais vantagens do que desvantagens no meu caso. Faça essa lista também e veja qual é o resultado. E se quiser alguma ajuda, é só entrar em contato comigo!

Conheça a Oficina Mudança de Planos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

custom papers online professional development plan essay people who pay to do school work buy custom papers pay for homework help