Dicas para ser produtivo trabalhando em casa

Quer fazer seu dia ser mais produtivo? (Foto: Divulgação/Pixabay)

Quer fazer seu dia ser mais produtivo? (Fotos: Divulgação/Pixabay)

Não sou um especialista em produtividade. Pra falar a verdade, tem dias que sou bem pouco produtivo e fico até me culpando por não ter conseguido fazer mais naquele dia. E também não sou muito adepto das listas de 10 dicas e 12 segredos porque não sou um “guru”.

Mas pensei em dar algumas dicas para aumentar a produtividade de quem acha que fica o dia inteiro “trabalhando” e quando chega o final do dia acha que não fez nada. Produtividade não é o tempo que você passa na frente do computador e sim o que você faz quando está nele. Vou dar dicas que dão certo pra mim e que podem te ajudar também.


Faça pausas durante o dia

 

Tire alguns minutos para descansar durante o dia

Tire alguns minutos para descansar durante o dia

Eu não consigo (e você também não) ser produtivo por muitas horas por dia. Aquelas pessoas que dizem que trabalham 12, 14 horas por dia certamente quando passam da metade desse tempo em função do trabalho já estão com o pensamento em outro lugar e contando os minutos para irem pra casa.

Dar uma relaxada durante o dia é uma ótima dica nesse caso. Não adianta ficar oito horas na frente do computador. Tente trabalhar por um tempo e parar. Por exemplo: trabalhe uma hora e pare por 15 minutos. Assim você consegue se manter um período concentrado e ao mesmo tempo se permite uma “folga” para dar uma relaxada.

E nada de olhar as redes sociais e o e-mail durante o tempo em que estiver concentrado. Deixe para esses minutos de folga ou olhe só em alguns momentos do dia. Isso vai te ajudar bastante.


Se não está rendendo, vá dar uma volta

 

Dar uma caminhada em um lugar bonito pode clarear suas ideias

Dar uma caminhada em um lugar bonito pode clarear suas ideias

Várias vezes eu já percebi que por mais que eu tentasse, o trabalho não estava rendendo e eu só estava perdendo meu tempo. Nesses casos não adianta ficar parado na frente do computador como uma estátua ou olhar outro site achando que do nada seu trabalho vai começar a render.

Sempre que isso acontece comigo eu paro e saio da frente do computador pra dar uma relaxada. Vou comer alguma coisa, tomar água, caminhar ou tomar um banho. Deixo de lado o trabalho por algum tempo e vou fazer qualquer coisa que não seja trabalhar.

É incrível como isso ajuda. Se vou caminhar ou tomar um banho, surgem algumas ideias na minha cabeça que se eu estivesse parado sentado eu não teria pensado. E quando volto ao computador para trabalhar estou mais disposto, com mais ideias e mais descansado. Assim rende mais ficar 20 minutos trabalhando do que ficar duas horas na frente do computador sem fazer nada porque não está rendendo.


Tire a linha do tempo do seu Facebook

 

Não tenho linha do tempo nem anúncios do lado pra me distraírem

Não tenho linha do tempo nem anúncios do lado pra me distraírem (Fotos: Reprodução)

Essa dica pode parecer uma bobagem, mas pra mim deu um resultado enorme. E não estou falando em não olhar a linha do tempo e sim tirar, não ter mais. Se você usa o google chrome, existe um programa chamado Kill News Feed que bloqueia a sua linha do tempo. Na imagem acima dei um print do meu Facebook para te mostrar.

Agora você que passa a maior parte do seu dia olhando a linha do tempo do Facebook pode estar pensando: “se não tem linha do tempo, nem adianta ter Facebook”. Ou pior: “então você está sugerindo que eu seja um alienado e não saiba nada do que está acontecendo?”

Calma. Vamos por partes.

Eu sei o que está acontecendo de importante nesse momento. Pelo menos o que eu acho importante e o que eu quero saber. Se você acha que a linha do tempo é “tudo” no Facebook, está muito enganado. Eu continuo utilizando diariamente o meu Facebook, mesmo sem linha do tempo.

O chat continua funcionando normalmente, assim como os grupos e as notificações. Aliás, os grupos são meios riquíssimos de compartilhar conhecimentos. Eu inclusive tenho um com minha sócia Priscila Roma, de um projeto que temos chamado Livre Sem Volta, focado em quem quer conquistar sua liberdade.

Pelos grupos você tem interações diárias e com pessoas que realmente estão interessadas nos assuntos que você também está, já que os grupos são criados para tratar de um determinado assunto.

O chat continua funcionando normalmente e eu não preciso deixar de conversar com ninguém por ali se precisar. E se você está desesperado porque nunca mais vai ver as publicações das páginas que você gosta, eis uma dica.

Em todas as fan pages você pode deixar o mouse em cima do botão ‘curtir’ e marcar a opção ‘receber notificações’. Assim cada vez que for postado algum conteúdo nessa página você será notificado. É assim que eu faço.

Você está certo se pensou que eu recebo muitas notificações por dia. Afinal, eu gosto e acompanho o trabalho de várias pessoas. Mas digamos que eu receba 100 notificações por dia. Em 10 ou 15 minutos eu consigo me atualizar com todas as notificações. O mesmo tempo que você pode estar demorando para assistir o vídeo daquele gatinho que brinca com um cachorro e os dois nunca brigaram. Que fofo!

Então…

Acredito que essas três dicas, se forem colocadas em prática, podem te ajudar a ser mais produtivo. Ou pelo menos essa do Facebook certamente vai te auxiliar a não perder tanto tempo no que não é necessário.

Espero que seus dias sejam mais produtivos e que você consiga fazer mais atividades do que fazia no seu cotidiano. Ou consiga descansar mais. A escolha é sua.

E você, o que faz para ser mais produtivo?

6 comentários em “Dicas para ser produtivo trabalhando em casa

  • 18 de maio de 2017 at 00:27
    Permalink

    Gostei muito do que li aqui no seu site.Estou estudando o assunto,Mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigado :)

    Responder
    • 4 de agosto de 2017 at 20:54
      Permalink

      Obrigado pelo comentário Felipe. Fico feliz por ter ajudado.

      Se precisar de alguma ajuda, é só entrar em contato.

      Abraços!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

operations management homework help best buy resume application wrten my papers research proposal dissertation do my paper for money