Quanto tempo precisa para meu projeto ter retorno?

Entenda melhor sobre os retornos que você pode ter (Foto: Divulgação/Pixabay)

Entenda melhor sobre os retornos que você pode ter (Foto: Divulgação/Pixabay)

Essa é uma dúvida bem comum e que sempre aparece quando se fala sobre empreender, trabalhar pela internet, criar um novo projeto. Mas, afinal, quanto tempo demora para ter retornos com seu projeto?

É sobre esse assunto que quero conversar um pouco mais com você agora.

 

Há mais do que um tipo de retorno

Pode ser que em um primeiro momento você tenha pensado no retorno financeiro. Mas se você me acompanha e gosta da minha abordagem, deve saber que esse não é o único retorno que podemos ter nem o único que procuro.

Claro que o retorno financeiro é importante e é ótimo poder viver fazendo o que gosta e ser remunerado para isso. Mas antes de chegar a esse ponto, é necessária uma caminhada.

Começamos falando do retorno de público, de pessoas que começam a te acompanhar. Isso costuma acontecer por primeiro e é ótimo.

Imagine que você criou um projeto baseado nos seus interesses, em uma área que você curte e gosta muito. E produzindo conteúdo, o básico para quem está iniciando, começa a ter retornos positivos, de pessoas falando que leram seu texto, assistiram seu vídeo ou ouviram seu podcast e o conteúdo ajudou elas.

A sensação de receber um feedback como esse é indescritível. Sem contar que esse também é o sinal de que você está no caminho certo, ajudando as pessoas, o que é fundamental em qualquer negócio.

Então esse retorno em poucos meses deve começar a aparecer. Além de ser muito positivo, é um bom sinal e vai te fazer se sentir mais feliz.

 

Mas tem o retorno financeiro

Essa é uma das perguntas mais comuns que encontramos sobre esse assunto: quanto tempo demora para ter retorno financeiro?

E não há uma resposta exata, pois depende de cada caso. A resposta mais correta seria: depende.

Vai depender da sua área de atuação, da forma que atinge as pessoas, qual problema ou sonho você está querendo ajudar seu público a resolver, de que formas quer ajudar. Enfim, uma série de fatores.

E isso é o que acaba desanimando e fazendo com que muitos nem criem um projeto, nem comecem a trabalhar pela internet, desistam antes mesmo de começar. A pressa, a ansiedade por retornos imediatos. Isso não acontece só nessa área, mas em todas da sua vida. E a melhor recomendação que posso dar é procurar um psicólogo. Você não sabe a diferença que isso faz para qualquer área de sua vida.

Uma coisa é certa: o retorno financeiro demora. Mais uma vez, a demora dependerá de cada caso. Mas pensando em um site, projeto online, que é necessário criar credibilidade e mostrar seus diferenciais diante de tantas pessoas, não chegue achando que em seis meses ou um ano você estará rico ou algo do tipo. É uma caminhada.

Caminhada essa cheia de bons e maus momentos. Algumas vezes pode até dar vontade de desistir, mas vai valer muito a pena. Pode ter certeza. Só de saber que você está seguindo seu objetivo, buscando trabalhar com algo que acredita e quer fazer dar certo, isso já dá mais motivação.

 

Retornos indiretos

O que você pode não se dar conta é que há muitos retornos indiretos pelo trabalho no seu projeto.

Explico. Eu, por exemplo, consegui trabalhos freelas por causa do meu blog. Com o blog ativo e depois de ter aprendido tudo que era necessário para continuar nessa caminhada empreendedora, adquiri conhecimentos que me fizeram conseguir trabalhos com clientes na área do marketing, por exemplo. Além de escrever sobre empreendedorismo para outros interessados, já que sou jornalista e estou inserido nessa área agora, o que facilita ainda mais.

Então, no seu caso, se você criar um projeto, também terá esses retornos indiretos. Pode conseguir trabalhos para fazer algo relacionado a sua área de atuação, o que seria bem interessante. Pode ser consultor da sua área para uma empresa. Por exemplo, se você tem um projeto sobre finanças, uma empresa da área pode se interessar na sua consultoria para que seus conhecimentos sejam compartilhados e ajudem aquela empresa nessa área.

Ou também você pode dar palestras dentro de empresas sobre o assunto, o que também seria um retorno indireto interessante. E todos esses “retornos indiretos” podem ser bons também financeiramente.

E o melhor: você estará trabalhando com um assunto que gosta, ajudando outras pessoas nisso. O que eu já disse acima que é uma sensação indescritível.

 

Concluindo

Então, a melhor resposta para a pergunta do título desse texto é: depende. Você vai ter retorno sim, de feedbacks, indiretos e até financeiros, mas para chegar a esse ponto precisa se dedicar bastante, trabalhar muito e não se deixar abalar muito caso não venha no tempo que você espera.

Não é fácil ser empreendedor e manter um projeto na internet. Mas é totalmente possível e os resultados a médio e longo prazo compensam. Você vai ter mais liberdade de tempo, qualidade de vida, podendo trabalhar de qualquer lugar, sem precisar pegar trânsito e vai estar fazendo o que gosta. Isso é muito bom, acredite!

Espero ter te ajudado a refletir um pouco mais sobre o assunto nesse texto. E se ficou com alguma dúvida, é só me enviar um e-mail que conversamos! Meu e-mail é contato@mudancadeplanos.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

essay editing services write paper for me buy a book report online buy a report for college term paper assistance